Marcas e Patentes

Marcas e patentes

O registro da marca é de substancial importância para uma empresa ou empreendedor.

A marca tem grande valor comercial, agindo como fator básico na comercialização de produtos e serviços.

A marca se constitui em elemento fundamental para a defesa do consumidor, garantindo a qualidade daquilo a que se aplica e atestando sua autenticidade.

O registro da mesma inibe a concorrência desleal, concedendo direitos a seu detentor contra eventuais cópias ou utilização indevida.

Ao deixar de efetuar o registro de sua marca, a empresa abre espaço para que outros o façam, perdendo a mesma os referidos direitos.

A marca pode e deve ser contabilizada no Ativo da empresa por se tratar de um bem da mesma, podendo ser vendida, alugada, doada, etc.

Inúmeras marcas se transformaram com o passar dos tempos em verdadeiros sinônimos dos produtos aos quais estavam vinculadas.

Gillete = aparelho ou lâmina de barbear.

Bombril = esponja de aço para limpeza.

Suggar = exaustor doméstico.

Catupiri = molho alimentício.

Contando atualmente com mais de 5.000 processos de registro de marcas sob sua responsabilidade, a Fernandes Associados efetua todos os tipos de registros inerentes à propriedade industrial e intelectual junto ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, possuindo registro profissional de número 1149.

Atua com os registros de marcas, patentes, direitos autorais e softwares, desde a pesquisa de anterioridade, passando pelo acompanhamento processual até a concessão final dos direitos inerentes ao registro solicitado.

Algumas das marcas mais conhecidas do Brasil estão sob a responsabilidade da Fernandes Associados, dentre elas CEF – Caixa Econômica Federal, METRÔ de São Paulo, SEBRAE – MG, SPTrans, etc.